Iara nas origens do mito

O presente projeto se propõe ampliar a difusão do teatro de sombras contemporâneo na região Norte do Brasil, no estado do Pará, realizando apresentações do espetáculo “Iara – O encanto das águas”, bate papos no final de cada espetáculo, ditando workshops, oficinas intensiva para público interessado e intercâmbio com o grupo de teatro local.

As cidades de Belém,  Parauapebas, Moju e Acará, pertencem a uma região onde o mito inspirador da peca se originou, mais o espetáculo nunca foi apresentado nesta região. Por isso acreditamos na importância de chegar com um espetáculo que valoriza as historias tradicionais, gerando uma identificação por parte do publico e dando a conhecer uma linguagem muito rica e pouco desenvolvida no Brasil.

A maior parte das ações desenvolvidas pelo projeto serão realizadas para estudantes e professores de escolas publicas de cidades do interior do estado do Pará, garantindo a democratização do acesso a cultura. Este projeto é patrocinado pelo Instituo Cultural Vale. 

Ações Desenvolvidas 

Nas cidades do Belém e Parauapebas a companhia realizará 4 apresentações, sendo duas para publico de escolas publicas e duas para público em geral, sempre com bate papo no final para aproximar ao publico à temática e as técnicas utilizadas no espetáculo. As apresentações para publico em geral, serão realizadas gratuitamente e contarão com áudio-descrição para pessoas com deficiência visual, intérprete de libras para as pessoas com deficiência auditiva. Também se realizará uma oficina gratuita de oito horas para jovens e adultos com intérprete de libras e um intercâmbio com o grupo local.

 

Nas cidades de Moju e Acará, serão duas apresentações para escolas púbicas e uma para publico em geral. As apresentações para publico em geral contarão com bate papo no final para aproximar ao publico à temática e as técnicas utilizadas no espetáculo. Após as apresentações para escolas publicas serão realizados workshops com duração de 45 minutos, para aprofundar os conhecimentos sobre as historias tradicionais e as curiosidades do teatro de sombras brasileiro, fazendo demonstrações e estimulando a participação dos estudantes. As apresentações para publico em geral, serão realizadas gratuitamente e contarão com intérprete de libras para as pessoas com deficiência auditiva. 

card_geral (1).png